BLOG

SEMANA FARROUPILHA: UM POUCO DA HISTÓRIA E TRADIÇÕES

História
A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora de 14 a 20 de setembro. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha que ocorreu em 20 de setembro de 1835, a mais longa revolução do Brasil, durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. A cultura gaúcha é muito rica e cheia de referências de outros povos, carrega desde costumes alemães, italianos, portugueses e espanhóis até influências dos hermanos argentinos e uruguaios. Os primeiros traços do tradicionalismo gaúcho surgiram no final do século XIX, mas somente em 1947, com Paixão Côrtes, Luiz Carlos Barbosa Lessa e Glauco Saraiva é que as expressões culturais gaúchas passam a ganhar notoriedade e se aprofundar na sociedade. Paixão Côrtes posou para a estátua do Laçador, do escultor Antônio Caringi, símbolo da capital gaúcha Porto Alegre.

Chimarrão
O chimarrão é a bebida símbolo do Rio Grande do Sul, é um legado dos índios Guaranis. Sempre presente no dia a dia, constitui-se de uma das tradições mais representativas deste povo. É também conhecido como mate amargo, mas não tem nada de amargo em seu significado: é sinônimo da hospitalidade e da amizade do gaúcho.

Culinária
A culinária gaúcha é bastante famosa por todo o país, por ser diversificada e deliciosa, seus temperos, ingredientes e modos de preparo descendem de anos de tradição e história, a gastronomia da região vai muito além do churrasco e chimarrão. Esses são alguns pratos típicos da culinária gaúcha: Churrasco, Charque, Arroz Carreteiro, Matambre Recheado, Galeto na Brasa, Entrevero, Chatasca, Xis Gaúcho, Tainha Assada, Pinhão, Queijo Colonial.

Vestuário
A pilcha é a indumentária tradicional da cultura gaúcha, utilizada por homens e mulheres de todas as idades, sua origem vem da roupa típica dos espanhóis. Depois foi sendo ampliado com coisas típicas de cada região. É considerada traje de honra e de uso preferencial inclusive em atos oficiais públicos, desde que se observe as recomendações ditadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). É a expressão da tradição, da cultura e da identidade própria do gaúcho, motivo de grande alegria e celebração em memória do pago. 

Dança
As tradicionais danças gaúchas, estão presentes nos eventos realizados em Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Piquetes. As danças ocupam um espaço nobre dentro do tradicionalismo gaúcho, com diversificadas manifestações folclóricas, por sofrerem influências de diferentes povos e culturas. Elas se apresentam de várias formas: no sapateado de um peão, no sarandeio de uma prenda, em pares enlaçados, em roda, fila ou espalhados na sala.

Música
A música gaúcha está fortemente ligada a temas relacionados à natureza e ambiente como: a terra, o chão, os costumes, o cavalo. O estilo musical gauchesco mostra também origens fortes na música flamenca espanhola e portuguesa. Os ritmos são bem elaborados e tem melodias com gaita, violão e alguns outros instrumentos de corda e percussão. Existem vários ritmos como: valsa, vaneirão, chamamé, milonga, rancheira, xote, chimarrita, entre outras.