O ponto eletrônico pode ser uma ferramenta que ajuda a medir o turnover?

As organizações cada vez mais têm investido na gestão de pessoas, mais do que recrutar, selecionar e administrar a folha de pagamento, a nova visão da gestão de pessoas está em agregar valor aos negócios por meio de ações estratégicas e integradas com foco na sustentabilidade de seus negócios.
Por entenderem que os recursos humanos são peças fundamentais para seu crescimento e desenvolvimento, as empresas têm dado maior atenção à gestão do turnover.
O Ponto eletrônico pode ser uma ferramenta que ajuda a medir o Turnover?
A rotatividade têm gerado preocupações para os gestores, pois este tem sido um dos gargalos para falta de eficácia no processo produtivo, pois interfere nos resultados individuais e grupais. Todavia, as empresas buscam alternativas para diminuir esse gargalo e procuram nas ferramentas de gestão, ações que possam gerar resultados positivos nessa busca.
É possível determinar por meio de cálculos os índices de rotatividade em uma empresa, com a finalidade de controlar e acompanhar sua incidência.
Com as informações dos registros no ponto eletrônico é possível apurar as informações para calcular o índice de rotatividade de pessoal.
Mas afinal quais os dados apurar para realizar o cálculo? O RH deve buscar as informações de efetivo médio (EM) da empresa do mês anterior, o número de de pessoas contratadas (A) e o número de pessoas demitidas (D).
Para calcular o índice de rotatividade aplicar na seguinte fórmula:
(EM).[(A+D):2×100]:EM
Conhecer o índice de turnover na organização é importante para verificar possíveis problemas de gestão e poder traçar um planejamento para contornar este tipo de problema.
Conheça as soluções em Ponto e Frequência que a Teletex SUL comercializa para ajudar sua empresa.
GerREP | Ponto Certificado Mobile