Como ajudar o RS a prosperar novamente

Reconstruir e prosperar! Essas serão as palavras de ordem do povo gaúcho por longos meses. Segundo dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, em boletim divulgado no dia 03 de junho de 2024, os números gerais do estado são os seguintes:
- Municípios afetados: 447
- Pessoas em abrigos: 37.154
- Desalojados: 579.457
- Afetados: 2.390.556
- Feridos: 806
- Desaparecidos: 42
- Óbitos confirmados: 172
- Pessoas resgatadas: 77.874
- Animais resgatados: 12.543
A Região Metropolitana do estado, onde fica localizada a matriz da Teletex SUL, na cidade de Porto Alegre, está entre as mais afetadas pela enchente, somando prejuízos incalculáveis. Por isso, esse é o momento de focar nossas energias na reconstrução! Trabalhar para alavancar a economia gaúcha nesse momento é imprescindível para a manutenção de empregos e negócios.
Além disso, a ajuda humanitária ainda é muito necessária para amparar os desalojados e desabrigados, até que os mesmos tenham condições de retornar ou construir novos lares. Se você está no Rio Grande do Sul e deseja ajudar, confira como fazer:
Voluntários
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária. Os interessados podem preencher o cadastro neste link.
Doações
O site SOS Enchentes RS informa o que e onde doar, com informações detalhadas sobre endereços e itens de maior urgência a cada dia.
Conheça também a Plataforma Solidariedade RS, que é um espaço virtual em que abrigos, organizações não governamentais (ONGs) e instituições se cadastram e indicam os itens dos quais necessitam. Após uma curadoria da equipe responsável, os itens solicitados ficam disponíveis ao público que pode acessar e realizar as doações. A ferramenta disponibiliza uma aba chamada “Solicitações atendidas”, que é atualizada quando os processos de doação são finalizados.
Se você está fora do Rio Grande do Sul, apoie os negócios do estado, evite cancelar os pedidos e realize doações nas iniciativas das suas cidades. O estado do Rio Grande do Sul ainda precisará do apoio de toda a população brasileira por muito tempo. A solidariedade é essencial para a engrenagem do nosso estado voltar a girar e contribuir com o crescimento do país.
Reconstruir e prosperar! Vamos juntos por esses objetivos.