BLOG

Saiba a importância de ter um sistema de controle e monitoramento de ambientes para sala de Data Center

A monitoração da sala do servidor de ambiente ou o monitoramento do data center é o monitoramento ambiental da sala para seus níveis de umidade e temperatura. Os sensores de temperatura e umidade são normalmente implantados em potenciais “zonas quentes” dentro da sala do servidor ou do data center perto de unidades de ar condicionado para detectar falhas de tais sistemas.
Quando vários sistemas de ar condicionado estão disponíveis em uma sala, a falha de um sistema será inicialmente compensada pelos outros antes que ele possa levar a uma falha total do sistema de resfriamento devido à sobrecarga. Como resultado, sensores de temperatura / fluxo de ar são recomendados perto de cada unidade para obter detecção antecipada de falhas. 

Afinal, é importante monitorar a umidade? 

Monitorar a umidade é igualmente importante que a temperatura e muitas vezes é  esquecido. 

Você sabia que a umidade relativa (rH) em salas de servidores e data centers deve estar entre 40% e 60% rH? Seca demais resultará no acúmulo de eletricidade estática nos sistemas. Muito úmido e a corrosão começará a danificar lentamente o equipamento, resultando em falhas permanentes no equipamento. 

Ao usar corredores frios dentro do data center, a temperatura do ar ambiente fora do corredor pode estar em níveis mais altos. Temperatura do ar de 37 ° C / 99 ° F não é incomum em tais configurações. 

Isso permite reduzir significativamente o custo de energia. No entanto, isso também significa que o monitoramento de temperatura é de extrema importante, pois uma unidade de condicionamento de ar com falha terá um impacto muito mais rápido na vida útil e na disponibilidade dos sistemas (tensão dos ventiladores, superaquecimento da CPU, etc…). 

Ao usar corredores quentes, é importante monitorar a temperatura em toda a sala para garantir que ar frio suficiente chegue a cada rack.Neste caso, no entanto, também é possível confiar em sensores de temperatura baseados em rack, além de sensores de temperatura e umidade próximos a cada unidade de ar condicionado. 

Existe solução para prevenção de incidentes?

Sim, ambientes que necessitam de controle e restrição de acessos podem contar com um monitoramento em tempo real da temperatura e umidade. A Teletex SUL oferece um sistema para Controle de Umidade e Temperatura em Áreas Restritas que pode ser integrado ao sistema de refrigeração existente para que o acionamento seja automático e a temperatura mantida sempre dentro de níveis pré-estabelecidos.

Um aliado para o responsável pelo TI controlar tempo de permanência e ocupação do ambiente, além de receber alertas por mensagem caso alguma regra de segurança seja quebrada.

 

Conheça as soluções que a Teletex SUL tem para ajudar sua empresa a ter um ambiente mais seguro.

Acesse: http://www.teletexsul.com.br/solucoes/monitoramento-ambientes